Chico Bento: Análise do filme “A Goiabeira Maraviósa” lançado em 2025

Análise completa do filme "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa" (2025), destacando sinopse, elenco, direção, trilha sonora, recepção crítica e impacto cultural.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é um filme brasileiro de 2025 baseado na série de histórias em quadrinhos criada por Mauricio de Sousa. Produzido pela Biônica Filmes, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções e a Paris Entretenimento, o filme estreou em 9 de janeiro de 2025 nos cinemas e foi lançado no streaming em 22 de março de 2025, no Amazon Prime Video, sem custo adicional para os assinantes.

Sinopse

Chico Bento leva uma vida tranquila na Vila Abobrinha, rodeado de seus amigos e goiabas, até que a construção de uma estrada nas terras do Nhô Lau ameaça sua goiabeira e mobiliza toda a turma.

Elenco

  • Isaac Amendoim como Chico Bento
  • Pedro Dantas como Zé Lelé
  • Anna Júlia Dias como Rosinha
  • Lorena de Oliveira como Tábata
  • Davi Okabe como Hiro
  • Guilherme Tavares como Zé da Roça
  • Enzo Henrique como Genesinho
  • Augusto Madeira como Dotô Agripino
  • Luis Lobianco como Nhô Lau
  • Débora Falabella como Professora Marocas
  • Taís Araújo como Dona Goiabeira
  • Livia La Gatto como Dona Cotinha Bento
  • Guga Coelho como Nhô Bento
  • Thaís Garayp como Vó Dita

O elenco mirim é elogiado por sua atuação carismática e por trazer autenticidade aos personagens clássicos dos quadrinhos.

Direção e Produção

O filme é dirigido por Fernando Fraiha, que também assina o roteiro ao lado de Elena Altheman e Raul Chequer. A produção é da Biônica Filmes, com coprodução da Mauricio de Sousa Produções e da Paris Entretenimento.

Trilha Sonora

As músicas do filme foram compostas por Fabio Góes, que trabalhou nos filmes da Turma da Mônica: Laços e Lições. Góes também escreveu a música de abertura do filme em colaboração com Ivan Vilela, que é uma versão instrumental da canção do personagem-título originalmente composta por Mauricio de Sousa, Gaó e Wilma Camargo. O álbum da trilha sonora foi lançado pela gravadora e distribuidora Tratore em 9 de janeiro de 2025, o mesmo dia da estreia do filme nos cinemas.

Recepção

Bilheteria

Até 20 de janeiro de 2025, o filme arrecadou R$ 2,47 milhões em bilheteria com 118 mil ingressos vendidos. Alcançou a marca de 1 milhão de espectadores em março de 2025.

Crítica

O filme foi bem recebido pela crítica especializada. Isabela Boscov afirmou que “em geral o universo de Maurício de Sousa tem sido muito bem tratado tanto em filme quanto em série. Mas este aqui talvez seja o meu preferido de tudo o que foi feito até agora”.

Alexandre Almeida, do Omelete, descreveu o filme como “uma aventura infantil perfeita e criativa”.

Waldemar Dalenogare avaliou com nota 8/10, dizendo que é “o melhor filme do universo de Mauricio de Sousa” e que “vem para se tornar uma grande opção do cinema infantojuvenil nacional nesse começo de ano [2025]”.

Janda Montenegro, do CinePOP, destacou que o “elenco mirim fofíssimo conquista com importante mensagem”.

Célio Silva, do G1, avaliou como “uma obra divertida, graciosa e com cara de Brasil, o que é ótimo”.

Diego Souza Carlos, do AdoroCinema, afirmou que “o projeto se apresenta como um ótimo exemplo de como realizar a transposição entre diferentes tipos de mídias, aproveitando o melhor de cada linguagem”.

Conclusão

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é uma produção que honra as raízes dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, trazendo uma história envolvente, personagens carismáticos e uma mensagem relevante sobre preservação ambiental e união comunitária. Com uma direção sensível e um elenco talentoso, o filme se destaca como uma das melhores adaptações do universo da Turma da Mônica para o cinema.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários